Nossa História

A paixão pela música e pelo teatro fez nascer em 1998, em Campo Grande - Mato Grosso do Sul, o Grupo Vocal Trovadores do Tempo, inspirado nos trovadores do século XI. Miska, Adriane Cação, Daniel Nogueira, Rodrigo Bueno e Simone Vieira Carvalho Gomes são os integrantes da atual formação, desde 2009.

A paixão pela música e pelo teatro fez nascer em 1998, em Campo Grande - Mato Grosso do Sul, o quarteto vocal Trovadores do Tempo, inspirado nos trovadores do século XI que foram cantores ambulantes de origem nobre que difundiam a música popular profana cultivada pelos nobres, em seus castelos, e pelo povo, nas ruas, festas e feiras.

O ponto de partida para a criação do grupo foi a proposta de encenar a música a cappella (ou seja, sem acompanhamento instrumental). Com experiências em corais, os idealizadores Silvio Batistela e Luciana Fischer, planejavam montar um projeto que associasse música e teatro, com roteiro semelhante aos dos espetáculos musicais. As dificuldades de um grupo vocal a cappella e suas complexidades: afinação, timbragem, integração, disponibilidade de tempo para ensaios, manutenção de harmonia e ritmo durante as marcações, não foram desafios capazes de deter a garra do grupo. Em 2 anos e meio de preparação, surgia uma proposta inédita no Brasil, que subiu no palco pela primeira vez na etapa Campo Grande do Circuito Cultural do Banco do Brasil, em agosto de 2002, no Teatro Prosa do Sesc Horto, em uma apresentação de 30 minutos elogiadíssima pela platéia.

No dia 5 de julho de 2003, após mais um ano de pesquisas e ensaios, o espetáculo “Uma Viagem Através do Tempo” finalmente estreou na íntegra, no mesmo teatro.

De novembro de 2003 a abril de 2004, com a aprovação do projeto pelo Fundo de Investimentos Culturais de MS, os Trovadores do Tempo apresentaram o espetáculo em diversas cidades do interior de Mato Grosso do Sul, contabilizando um público de mais de cinco mil pessoas.

Em julho de 2004 o trabalho dos Trovadores do Tempo ganhou visibilidade fora de MS, quando foi apresentado no Festival de Inverno de Bonito (MS), sendo capa do Jornal do Brasil – RJ. Assim, realizaram duas apresentações no Rio de Janeiro, no Fórum RioAcappella 2004 e no Projeto II Intercâmbio de Linguagens, no Teatro do Jóquei.

Em maio de 2006 o grupo estreou o segundo espetáculo, “Trovadores do Tempo no Expresso Pantanal” e gravou seu primeiro cd com 10 músicas do repertório regional que faz parte do show.

Atualmente, o "Grupo Vocal Trovadores do Tempo", é formado por Miska Thomé (meio-soprano), Adriane Cação (contralto), Daniel Nogueira (tenor), Jhonny Arruda (baixo) e a diretora musical Simone Vieira Carvalho.